FESTIVAL SXSW, ATRAI PESSOAS DO MUNDO INTEIRO PARA DISCUTIR SOBRE MÍDIA, INTERNET, INOVAÇÕES, FILMES E MÚSICA.
O festival SXSW, que
acontece em Austin, no Texas, atrai pessoas do mundo inteiro para discutir
sobre mídia, internet, inovações, filmes e música.
O South by Southwest
nasceu como festival de novas bandas em 1987 e, aos poucos, foi expandindo seu
rol de atuação. Em 2007, por exemplo, uma rede social foi lançada durante o
evento. Um tal de Twitter...
O festival começou no
último dia 13. A parte de Interatividade foi até o dia 17. Ainda têm as partes
de filme (até 21) e música (até 22).
Uma análise do
publicitário Mateus Iglesias, da agência mcgarrybowen, traz algumas dos
principais pontos discutidos nas palestras e eventos durante o SXSW
Interactive.
O estudo mostra que,
para criar soluções para grandes problemas, é preciso ter boas ideias e firmeza
na execução - mantendo a visão de ,ongo prazo, fazendo pequenos ajustes de
maneira constante e aprendendo com os próprios erros.
Alguns palestrantes
trouxeram boas ideias em torno dessa questão. Confira:
Google X
O doutor Astro Teller,
do Google X, o laboratório de inovações do Google, contou sobre alguns
trabalhos do grupo: carros inteligentes sem voltante, óculos que oferecem
informações em tempo real, sistema de entrega de encomendas a partir de drones
independentes.
Segundo Teller, o
mindset da equipe deve sempre cumprir três requisitos: o problema a ser atacado
pelo novo produto deve ser um grande problema para a sociedade; a solução
proposta deve promover uma quebra radical, não ser apenas uma tecnologia que
"melhora algo que já existe"; e a solução envolver uma grande
complexidade técnica.
O doutor, pensando no
Google Glass (que, por enquanto, ainda não engrenou), disse: "Fail fast
and learn as much as you can". Ou seja, se é negócio não vai dar certo, é
bom que falhe o quanto antes e que você tire todas as lições possíveis desse
erro.
NASA
O astronauta da NASA,
John Grusfeld, esteve no festival e falou de sua experiência na área. Ele já
esteve no espaço em missão de reparos ao telescópio Hubble.
Ele e outros colegas
cientistas explicaram da origem do projeto Hubble aos dias atuais. Contaram,
por exemplo, que foi difícil convencer o Congresso americano de que valia a
pena investir o dinheiro dos contribuintes no telescópio.
O resultado, segundo
eles: um dos instrumentos científicos mais importantes da humanidade. Nesse
caso, foi preciso paciência e trabalho de décadas para criar algo inovador.
"LEAN STARTUP"
O "pai" das
"lean startups" (startups enxutas - modelo de negócio que invadiu
recentemente o Vale do Silício) falou sobre empreendedorismo e disse: ninguém
lê os planos de negócio de uma empresa. Então a pessoa irá usar o seu produto de
uma maneira diferente daquela que você previu em seus planos.
O que fazer então?
Colocar o novo produto o quanto antes na rua, para aprender com o público sobre
falhas, melhorias, usos, relevância. Esse briefing é essencial para a melhora
da performance.
"A maioria das
empresas não está pronta para glorificar o erro, louvar a possibilidade de
aprender todos os dias com as falhas", disse.
HEALTHCARE.GOV
A equipe do
Healthcare.gov, o site do novo programa de saúde americano
("Obamacare"), conta como enfrentou forte oposição do Congresso e
teve de lutar por verbas.
Além disso, tiveram de
lidar com o desafio de construir uma nova ferramenta digital que permitisse ao
público americano se inscrever e usufruir do sistema de saúde.
Publicar um Comentário