Header Ads

COMO VAI SER O NOVO ENSINO MÉDIO EM 2023

 


Novo Ensino Médio: O que muda e matérias

O novo Ensino Médio 2023 promete trazer diversas e importantes mudanças para os alunos. Apesar de algumas escolas terem começado a implantar o novo modelo de ensino, este só será obrigatório em 2023. Essa alteração é um marco para a história da educação básica brasileira.

A lei que realizou esse processo de mudança foi aprovada em 2017, mas a mudança de fato só começou em 2023. Os 1º anos do ensino médio foram os primeiros a assistirem a mudança, mas até 2024, todas as turmas estarão seguindo a nova modalidade de ensino.

Entretanto, muitos pais e alunos ainda não compreendem como isso vai funcionar na prática, e por esse motivo vamos contar tudo o que você precisa saber. Vamos explicar sobre o funcionamento do novo modelo, sobre as matérias que serão ensinadas e muito mais.

COMO VAI FUNCIONAR O NOVO ENSINO MÉDIO?

Antes de mais nada, vamos explicar como o novo modelo de ensino médio vai funcionar na prática.

Diversas dúvidas surgiram desde 2017, quando a lei que criou o sistema foi aprovada. São questões relativas ao modo em que as aulas irão ocorrer e claro, quais os conteúdos serão ensinados.

A primeira coisa que devemos entender, é que essas mudanças irão ocorrer de maneira gradual. Isto significa que, a cada ano, uma nova série irá aderir ao Novo Ensino Médio.

Assim sendo, os alunos que cursaram o 1º ano em 2022 foram os primeiros a experimentar o novo modelo de ensino.

Nesse ano será a vez dos 2º anos e a continuação para os alunos que estejam começando o ensino médio. Por último, em 2024 o processo de implementação do novo modelo se encerra, com a chegada aos 3º anos.

O novo sistema será dividido de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que será obrigatório. Além disso, os alunos poderão escolher algum conteúdo dos Itinerários Formativos.

Uma das mudanças que mais vão fazer diferença é a respeito da carga horária, que agora será de 3 mil horas. Desse total, ao menos 1200 serão para os conteúdos escolhidos nas Trilhas de Aprendizagem.

Nesse sentido, temos ainda as escolas em tempo integral, que também terão um aumento. Os alunos, segundo proposta do MEC, deverão ficar cerca de sete horas em aula.

QUAIS SERÃO AS MATÉRIAS DO NOVO ENSINO MÉDIO 2023?

Uma das preocupações a respeito do novo sistema, é sobre as disciplinas que serão ensinadas. Em muitas fake news, se afirmava que os alunos deixariam de aprender matérias como história ou geografia.

Porém, os alunos ainda terão alguns conteúdos obrigatórios, seguindo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Entretanto, os alunos só terão essa grade nos 2 primeiros anos do Nível Médio. A BNCC é comum e obrigatória para todos os alunos, que estejam no nível médio.

As disciplinas do Novo Ensino Médio 2023 serão:

·      Português;

·      História;

·      Geografia;

·      Matemática;

·      Biologia;

·      Física;

·      Química;

·      Literatura;

·      Inglês;

·      Arte;

·      Sociologia;

·      Filosofia;

·      Educação física.

 

VEJA COMO FICOU A NOVA GRADE CURRICULAR QUE TEVE INÍCIO A PARTIR DE 2022




COMO IRÁ FUNCIONAR OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS

Uma das mudanças mais legais que vão ocorrer no Novo Ensino Médio 2023, serão os itinerários formativos ou trilhas de aprendizagem. Esses conteúdos serão áreas nas quais os alunos poderão aprofundar seus conhecimentos.

E O QUE SÃO OS ITINERÁRIO FORMATIVOS?

Os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no ensino médio. Os itinerários formativos podem se aprofundar nos conhecimentos de uma área do conhecimento (Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) e da formação técnica e profissional (FTP) ou mesmo nos conhecimentos de duas ou mais áreas e da FTP. As redes de ensino terão autonomia para definir quais os itinerários formativos irão ofertar, considerando um processo que envolva a participação de toda a comunidade escolar.

Para realizar a escolha, o aluno deve cursar o segundo semestre do 2º ano ou 3º ano do nível. Será possível escolher entre as seguintes opções:

·      Linguagens;
·      Matemática;
·      Ciências da natureza;
·      Ciências Sociais e Humanas;
·      Ensino técnico e profissional.

Outro ponto positivo, é que caso o aluno deseje pode escolher mais de uma opção. Porém, as escolas não serão obrigadas a ofertar todos os conteúdos. Apenas Português e Matemática serão obrigatórias em todos os anos do Novo Ensino Médio 2023.

PROJETO DE VIDA

Uma outra importante mudança é o chamado Projeto de Vida. Uma das funções das escolas é dar um rumo para a vida dos alunos, mas isso não era feito da maneira mais eficiente. Por esse motivo, o Novo Ensino Médio terá um novo conteúdo, chamado de Projeto de Vida.

Os professores, através de conteúdos e explicações, irão ajudar os estudantes a refletirem sobre o futuro e o que desejam fazer.

Nesse sentido, serão auxiliados nas escolhas de profissões, faculdades e cursos, que se encaixam nos objetivos do aluno a longo prazo.

Para isso, as aulas serão focadas nos objetivos pessoais, profissionais e sociais do jovem. Já a forma como isso será aplicado irá depender da escola, visto que o Projeto de Vida pode ser uma matéria especial ou conteúdo de outras.

Essa é uma das principais mudanças do novo sistema de ensino, que promete mudar a vida dos jovens para melhor.

Dentre os benefícios do Novo Ensino Médio as aulas devem corresponder às necessidades e às expectativas dos alunos, fortalecendo o protagonismo juvenil na medida em que possibilita aos estudantes escolher o itinerário formativo no qual desejam aprofundar seus conhecimentos que, por sua vez, contribuirá para maior interesse dos jovens na escola e, consequentemente, para sua permanência e melhoria dos resultados da aprendizagem.

Nenhum comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.