Águas da transposição do Rio São Francisco chegarão a mais nove municípios do Nordeste com inauguração de adutora
Na tarde desta sexta-feira (20), em Santa Cruz do Capibaribe (PE), foi inaugurada a Adutora do Alto do Capibaribe, um marco importante para o abastecimento hídrico na região.
A obra, que integra as águas do Rio São Francisco à rede de distribuição local, beneficiará cerca de 230 mil pessoas em nove municípios do Agreste pernambucano e da Paraíba.
A adutora, que recebeu um investimento de R$ 92 milhões, foi construída em parceria entre os governos federal e estadual. Com 70 quilômetros de extensão, ela promete minimizar os problemas de escassez hídrica para 230 mil habitantes de oito municípios de Pernambuco e um da Paraíba.
A governadora Raquel Lyra destacou o impacto da obra no cotidiano da população: “A água é prioridade. Este empreendimento reduz pela metade o rodízio de abastecimento em Santa Cruz e melhora a disponibilidade hídrica para o Polo de Confecções, garantindo o básico para a cidadania”.
Moradores da região, como Giordano Pietro, comemoraram a entrega da adutora. “Este momento parecia um sonho. Agora, teremos melhorias na economia e na qualidade de vida”, afirmou.
Neste primeiro momento, a obra vai beneficiar o município de Santa Cruz com a chegada das águas do Rio São Francisco à Estação de Tratamento de Água (ETA) Poço Fundo 1, mas já estão sendo executadas obras para melhoria do abastecimento na cidade de Jataúba também pela Adutora do Alto do Capibaribe.
Durante o evento, a governadora também assinou a ordem de serviço para a próxima etapa da Adutora do Agreste, que será conectada ao sistema inaugurado. A nova fase, com início previsto para janeiro de 2025, contará com um investimento adicional de R$ 30 milhões e será entregue até outubro do próximo ano.
O projeto ampliará o abastecimento para mais seis municípios – Toritama, Taquaritinga do Norte, Vertentes, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá e Vertente do Lério, atualmente dependentes do Sistema Jucazinho. A expectativa é que a nova adutora forneça 371 litros de água por segundo para a região, beneficiando também a cidade de Barra de São Miguel, na Paraíba.
A adutora foi construída a partir do Rio Paraíba, perenizado pelas obras de transposição do São Francisco. O secretário estadual de Recursos Hídricos, Almir Cirilo, afirmou que iniciativas como esta fazem parte de um esforço integrado do programa Águas de Pernambuco para levar água a diversas regiões do estado.
Fonte: Agência Sertão
Publicar um Comentário