Header Ads

Jovens + Oportunidades + Vontade de crescer = Programa Jovem Aprendiz


Jovem Aprendiz é um programa de nível nacional, fundamentado na lei 10.097/2000, o qual visa incluir os jovens que estejam em busca do primeiro emprego, no mercado de trabalho. O objetivo principal do programa é a incorporação de conhecimentos teóricos, técnicos e práticos para o bom desempenho da função, conhecimentos esses adquiridos no ambiente empresa-escola. Tendo em mente a questão de empenho é que o programa Jovem Aprendiz tem essa preocupação em oferecer uma qualificação técnico-profissional de qualidade e voltada para o cotidiano da função a ser exercida na empresa.

A faixa etária para a participação no programa é dos 14 anos até 24 anos, desde que estejam matriculados e estudando no Ensino Regular ou na Educação de Jovens e Adultos, no caso de não haver terminado o Ensino Médio.

Pela lei do Jovem Aprendiz, toda empresa de médio ou grande porte precisa contratar adolescentes e jovens, destinando de 5% a 15% das vagas da empresa para esse tipo de contrato.

Os aprendizes contratados devem trabalhar 4 horas diárias e 20 horas semanais, sem que a carga de trabalho interfira nos estudos.

A empresa que adere ao programa ganha muitas vantagens, podendo formar funcionários sem nenhuma experiência que atuarão segundo as normas da sua empresa, o que aumenta a produtividade e a padronização das atividades internas.



Depoimento de um jovem aprendiz:

“O programa Jovem Aprendiz tem me proporcionado novas habilidades, e acarretando novos conhecimentos, no qual conheci outras pessoas, aprendendo a lidar com compromissos com hora marcada e me ensinando a alcançar aos meus objetivos”.  Flaviana Rocha Carvalho.

Por: Flaviana Rocha Carvalho, João Vitor Miranda Oliveira, Luísa Lorrane Costa Ferreira, Luiz Felipe Ribeiro, Stephanny Brito, Tayná da Silva Araújo, Wagner Kaik

Alunos do Programa Jovem Aprendiz, Guanambi, Bahia.

Prof. Orientador: Wilson Pereira dos Santos, Administrador com ênfase em Sistemas de Informação, Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, Docente da Faculdade Guanambi.


Nenhum comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.