NETWORKING: VOCÊ SABE O QUE É, E QUAL A SUA REAL IMPORTÂNCIA?
Atualmente,
no mercado de trabalho, o Networking – ou rede de contatos – é o que molda a
diferença no profissional e principalmente nos relacionamentos em
sua área.
Essa
é uma ferramenta essencial, tanto para os que já estão no mercado de trabalho,
quanto para os que estão buscando uma oportunidade.
Manter bons
relacionamentos é fundamental para realizar o networking efetivo. Através da
troca de informações e experiências, o profissional que realiza esta rede de
contatos só tem a acrescentar em seu perfil de modo profissional e pessoal,
entretanto é importante levar em conta que, para manter uma rede de contatos
efetiva, você deve manter essa proximidade, visando não perder o contato com os
demais profissionais.
Veja abaixo
5 dicas da palestrante Silvana Lages para
manter um bom networking:
1. Busque a atenção de um, não de todo mundo
Fazer
networking
não é se autopromover para cada pessoa que você encontrar. Pense em seus
objetivos e identifique quem seria a pessoa ideal para contribuir de alguma
forma para você nesse momento, e dê atenção a ela.
Porém,
você não pode pensar somente em você: analise o que você tem a oferecer ao seu
interlocutor também, e não somente no que ele vai te ajudar. Essa é a melhor
forma de fazer networking.
2. Ofereça ajuda
Não
se subestime. Mesmo que esteja na presença de profissionais mais experientes,
você poderá ser útil para eles. Sempre que tiver oportunidade de contribuir de
alguma forma, faça. Seja humilde e ofereça-se para ajudar no que você puder.
Pode
ser uma ligação para um conhecido seu na área em que a outra pessoa atua, ou
mesmo o envio de um artigo para alguém importante para a outra pessoa. Essa é
uma forma de se fazer presente e ser lembrado.
3. Importe-se com que os outros pensam
Ter
uma atitude autocentrada e afirmar que não vai mudar porque “eu sou assim”, ou
“esse é meu jeito” não vai ajudar você a conquistar a simpatia das pessoas.
Para fazer networking
você precisa se preocupar com a imagem que está passando. Isso não quer dizer
que você precisa mudar sua essência, sua personalidade.
Porém,
algumas pequenas mudanças talvez precisem ser feitas. Para isso, preste atenção
em si mesmo e pergunte a amigos mais próximos que fatores como costumes verbais
ou hábitos e gestos você tem habitualmente e podem não ser tão profissionais.
Estralar os dedos a todo momento e vícios de linguagem como o “tipo assim” ou
“tipo” intercalado a cada frase, por exemplo, são coisas que podem incomodar
outras pessoas e atrapalhar seu networking.
4. Demonstre sua apreciação
Você
não precisa ser um bajulador para ser simpático. Ninguém gosta daquele
puxa-saco que elogia de maneira artificial, mas todos gostam das pessoas que
demonstram ser sinceramente gratas pelo seu tempo, conselho, indicação ou
crítica construtiva.
Você
vai ganhar pontos, por exemplo, ao se preocupar em escrever um e-mail gentil de
agradecimento, mostrando de maneira educada de que forma a ajuda de alguém lhe
foi útil. Ser atencioso e agradecido é uma forma elegante de ficar marcado.
5. Ouça com real interesse
Essa
última dica é o conselho de ouro no networking.
Não existe melhor
maneira de causar uma boa impressão do que ouvindo atentamente. Prestando
efetivamente atenção no que o outro está dizendo você poderá entender o que ele
está colocando e, se não, fazer perguntas coerente e inteligentes.
Por
fim, deixe a timidez e o medo de lado, almeje o sucesso, pois através do
networking você pode construir pontes que vão proporcionar
oportunidades em momentos pessoais e principalmente profissionais.
Por: Verbo Educacional
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